Centro-Oeste Brasileiro: Siglas, Estados e Capitais

No ano de 1969, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dividiu o Brasil em regiões, e tal divisão aconteceu por conta de diversos fatores, tais como clima, familiaridade, solo, cultura e economia foram determinantes para que se criassem cinco regiões, são elas: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A região Centro-Oeste ocupa uma área total de 1.606.403.506 km², tornando-se assim a segunda maior região do país em superfície territorial, sendo superado apenas pela região Norte, sendo que a mesma é um pouco maior que o Estado do Amazonas ou de toda a região Nordeste. Contudo, ela é a região menos populosa e possui a segunda menor densidade, sendo superado apenas pela região Norte, novamente.

Centro-Oeste Brasileiro

Centro-Oeste Brasileiro

Esse é um dos motivos em que a região acaba apresentando grandes concentrações urbanas e grandes vazios demográficos. Analisando o mapa, podemos ver que de todas as regiões, a Centro-Oeste é a única que faz limite com todas as demais regiões. Outro dado curioso é que a mesma é a única que não faz limite com o litoral do país, não possuindo praias. A história de sua evolução se deu com a permanência dos bandeirantes. Quando aqui chegaram, descobriram o Ouro e por tal, acabaram formando as primeiras vilas de Minas Gerais: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, onde hoje funciona a atual capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá; Vila Boa onde hoje funciona o Estado de Goiás e Meya Ponte, que hoje habita municípios como Pirenópolis.

A construção de Brasília no centro-oeste do Brasil também acabou constituindo para o povoamento dessa região e por tal, começou também os investimentos na área, com a construção de estradas de ferro e mais tarde, hidrovias e rodovias. Como se não bastasse todos os recursos aqui encontrados, ainda podemos falar dos relevos. Essa região é marcada por unidades leves. Que raramente ultrapassam seus 1.000 metros de altitude. É aqui que encontramos os três principais planaltos: Planalto Central, Planalto Meridional e Planície do Pantanal.

O clima encontrado nessa região do país é considerado tropical, variando entre dias quentes e chuvosos. Se pudermos destacar algo importante, vemos a presença de um verão chuvoso (que vai entre os meses de outubro a abril) e um inverno seco (que vai entre os meses de maio a setembro). Banhada de muitos rios, essa região é abençoada no quesito hidrografia. Elas são agrupadas em três grandes centros: Bacia Amazônica, Bacia do Tocantins – Araguaia e Bacia Platina. Confira abaixo os estados, capitais e siglas do centro-oeste brasileiro:

Região Centro-Oeste do Brasil

Goiás (GO) – Goiânia
Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande
Mato Grosso (MT) – Cuiabá
Distrito Federal (DF) – Brasília




Gostou? Então Vote e Compartilhe este Artigo nas Mídias Sociais!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *