Estados, Capitais e Siglas do Brasil

Estados, também conhecidos como Unidades Federativas perante a constituição Federal de 88, são entidades subnacionais autônomas (possuindo dessa forma, autogoverno, autolesgilaççao e auto arrecadação). Hoje em dia, o Brasil conta com uma divisão política e administrativa em 27 unidades federativas, sendo desse total 26 Estados e 01 Distrito Federal. O poder executivo é exercido nessa parte pelo Governador devidamente eleito a cada quatro anos. Já o poder judiciário é exercido através dos tribunais estaduais de primeira instância que acabam lidando com a conhecida justiça comum.

Estados, Capitais e Siglas do Brasil

Estados, Capitais e Siglas do Brasil

Cada um dos Estados brasileiros possuem uma Assembleia Legislativa, de cunho unicameral, contando com os deputados estaduais que votam acerca das leis estaduais. Essas Assembleias detém o poder fiscalizador do Poder Executivo dos Estados e Municípios. Tanto que há a criação dos tribunais de Contas que agem com a finalidade de promover maior assessoria quanto ao uso de verbas públicas. De todos os 27 Estados, apenas São Paulo e o Rio de Janeiro possuem Tribunais de contas próprios, que são ligados obrigatoriamente a câmaras de Vereadores e sendo vedada a criação de novos tribunais de contas.

Essa divisão territorial já mudou algumas vezes. Na república, começou em 1943 quando o Brasil entrou na segunda guerra mundial e então, o Governo de Getúlio Vargas decidiu desmembrar seis territórios para conseguir administrá-los de forma direta: Ponta Porá, Iguaçu, Amapá, Rio Branco e Guaporé, sem falar do arquipélago de Fernando de Noronha. Já em 60, um território quadrangular foi desmembrado de Goiás para abrigar a nova capital do Brasil, Brasília. Em 62, o Acre fora elevado como Estado.

Em 75, a Guanabara passou a fazer parte do Rio de Janeiro, já em 77, a porção Sul de Mato Grosso recebeu a emancipação e criou-se o novo Estado chamado de Mato Grosso do Sul. Já em 81, o Estado de Rondônia fora criado e por fim, a Constituição Federal de 88 deixou as divisões estaduais como são atualmente, dando pleno poder e autonomia a todas elas. Abaixo, está relacionada a lista de Entes Federativos (Estados), suas respectivas siglas e, consequentemente, suas capitais. Confira:

Acre (AC) – Rio Branco
Alagoas (AL) – Maceió
Amapá (AP) – Macapá
Amazonas (AM) – Manaus
Bahia (BA) – Salvador
Ceará (CE) – Fortaleza
Distrito Federal (DF) – Brasília
Espírito Santo (ES) – Vitória
Goiás (GO) – Goiânia
Maranhão (MA) – São Luis
Mato Grosso (MT) – Cuiabá
Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande
Minas Gerias (MG) – Belo Horizonte
Pará (PA) – Belém
Paraíba (PB) – João Pessoa
Paraná (PR) – Curitiba
Pernambuco (PE) – Recife
Piauí (PI) – Teresina
Rio de Janeiro (RJ) – Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte (RN) – Natal
Rondônia (RO) – Porto Velho
Roraima (RR) – Boa Vista
Santa Catarina (SC) – Florianópolis
São Paulo (SP) – São Paulo
Sergipe (SE) – Aracaju
Tocantins (TO) – Palmas




Gostou? Então Vote e Compartilhe este Artigo nas Mídias Sociais!



2 Responses to Estados, Capitais e Siglas do Brasil

  1. Anna Beatriz disse:

    Cadê o distrito federal que é considerado estado e o rio grande no sul

  2. Cluvio jr disse:

    Cadê o Rio Grande do Sul?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *