Tabela Periódica dos Elementos Químicos

Quando chegamos a um certo nível na educação escolar, nos depararamos com matérias cada vez mais complexas, um exemplo disso é a disciplina de química. Deixamos de lado o estudo do estado da água e então passamos a entender um pouco mais dos elementos químicos, utilizando sempre como guia a tabela periódica. Mas afinal, o que é elemento químico? Elemento Químico nada mais é do que um conjunto formado por átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, quer dizer que o número atômico é o mesmo (Z). Cada elemento presente é representado na tabela por um símbolo. Um exemplo disso é o Ouro, que tem como símbolo AU e o mercúrio, que na tabela é escrito como Hg.

Respostas de Química do Caderno do Aluno 2013

Respostas de Química do Caderno do Aluno 2013

É na tabela periódica que encontramos a maior quantidade de elementos químicos. Em sua maioria, são elementos que encontramos na própria natureza e que levam o nome de Elementos Naturais. Há também aqueles elementos que não são naturais, onde seus átomos são criados de formas artificias, em laboratório e a esses, damos o nome de Elementos Sintéticos, já que o processo de criação do mesmo é conhecido como síntese. Uma informação importante: TODOS os elementos químicos possuem número atômico, massa atômica, ponto de fusão (Pf) e ponto de ebulição (pe).

Olhando a fundo a tabela periódica dos elementos químicos, é possível encontrar 180 elementos, e mais de 80 deles são elementos naturais e apenas o restante fora produzido de forma artificial. Muitas pessoas não entendem a ordem da tabela, pois bem, eles são espalhados em ordem crescente por seus números atômicos e também, de acordo com as suas semelhanças. Olhando a tabela é possível observar que a mesma possui filas horizontais e cada uma delas, representa uma série ou período.

Na tabela periódica é possível encontrar sete períodos e que dependem de níveis em que os elementos são encontrados. Um exemplo, os elementos de Oxigênio e Flúor estão na segunda série e possuem ambos, duas camadas eletrônicas. Já o Potássio e o Cálcio ficam no quarto período porque possuem quatro níveis eletrônicos. É assim sucessivamente. Para melhor entender a tabela periódica, ela é dividida também em Metais, Não Metais e Semi-Metais e suas respectivas famílias, conforme descrito abaixo de maneira mais bem explicada:

– Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos
– Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos
– Família B (Grupo 3 à 12): Metais de Transição
– Família 3A (Grupo 13): Família do Boro
– Família 4A (Grupo 14): Família do Carbono
– Família 5A (Grupo 15): Família do Nitrogênio
– Família 6A (Grupo 16): Calcogênios
– Família 7A (Grupo 17): Halogênios
– Família 0 ou 8A (Grupo 18): Gases Nobres

Tabela Periódica

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

Tabela Periódica dos Elementos Químicos




Gostou? Então Vote e Compartilhe este Artigo nas Mídias Sociais!



One Response to Tabela Periódica dos Elementos Químicos

  1. larissa da mata disse:

    Estou no 9ª ano e axava muito complecada mas agora vejo que não , é até facio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *